Instrumentos de PEI - Nível 1 - CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

Instrumentos de PEI – Nível 1

Organização de Pontos
Descrição do instrumento: 
Trata da prática de projeção de relações virtuais através de tarefas que requerem a identificação e o desenho de linhas que formam as figuras dadas no modelo.
    


  • Habilidades de organização e planejamento
  • Aspectos essenciais desenvolvidos
  • Habilidades de organização e planejamento
  • Controle da impulsividade
  • Conservação de constâncias
  • Projeção de relações virtuais
Exemplo de atividade:




Organização Espacial
Descrição do instrumento: 
Desenvolve a habilidade de perceber a relação de diferentes pontos de referência no espaço, inicialmente por meio de objetos concretos e posteriormente utilizando tarefas abstratas. Ajuda a gerar a mediação da conduta de busca, escolha e realização de objetivos. Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Controle do egocentrismo
  • Estabelecimento de um quadro de referência pessoal estável para a percepção e projeção de relações espaciais
  • Desenvolvimento da representação mental
Exemplo de atividade:






Complete a tarefa de forma que em cada quadro contenha um ponto, uma flecha e a indicação do lado em que o ponto está localizado em relação à flecha.


Comparações
Descrição do instrumento: 
Este instrumento aumenta a habilidade de diferenciação entre parâmetros de comparação, por meio do enriquecimento do repertório de conceitos, rótulos e operações para descrever semelhanças e diferenças. Pela comparação os indivíduos aprendem a organizar, integrar, separar e distinguir partes de informações em um sistema coordenado e significativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Desenvolvimento de comportamento comparativo espontâneo
  • Conceitos diferenciados para a formulação de semelhanças e diferenças
  • Discernir aspectos essencias vs. não essenciais, relevantes vs. irrelevantes, específicos vs. gerais de divergências e similaridades
Capa do instrumento de Comparações: 






Percepção Analítica
Descrição do instrumento: 
Desenvolve a habilidade de dividir um todo em partes (diferenciação) e unir partes num todo (integração). A adaptação ao mundo externo depende da flexibilidade em alternar estes dois processos perceptivos.

Aspectos essenciais desenvolvidos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Desenvolvimento de uma percepção precisa e acurada
  • Entender a realidade baseado numa equilibrada diferenciação e integração
  • Aplicação sistemática dos processos de análise e síntese
Exemplo de atividade: 




Open chat