Instrumentos de PEI - Nível 3 - CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

Instrumentos de PEI – Nível 3

Progressões Numéricas
Descrição do instrumento: 
Trata da capacidade de descobrir, deduzir e induzir relações entre objetos ou eventos isolados. O aprendiz aprende a formular conclusões precisas, em relação a progressões dadas, na medida em que o instrumento aumenta a sua habilidade de comparar, inferir e raciocinar de forma indutiva e dedutiva. Este instrumento medeia precisão, discriminação e predisposição para adiar julgamento até que todos os elementos tenham sido analisados para determinar uma regra comum.
    


  • Descobrir leis e relações subjacentes à evolução de diferentes fenômenos
  • Desenvolver o processo de pensamento hipotético
  • Buscar evidência lógica como base do pensamento inferencial
Capa do instrumento de Progressões Numéricas:
Instruções
Descrição do instrumento: 
O instrumento de Instruções focaliza na codificação e decodificação de informação verbal escrita, auxiliando o aprendiz a desenvolver sua habilidade para extrair dados implícitos a partir das informações explícitas. Por meio dos insights provocados pelo seu sucesso e insucesso, o indivíduo se transforma em gerador de informações, capaz e motivado para interpretar e transmitir instruções complexas.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Substituir a linguagem egocêntrica e idiossincrática por uma comunicação inteligível e universal
  • Codificar e decodificar mensagens formuladas verbalmente
  • Registrar informação implícita através de processo inferencial
 
Capa do instrumento de Instruções:






Silogismos
Descrição do instrumento: 
No raciocínio silogístico, a integração da informação a partir de duas premissas sobre a relação entre os termos leva a dedução de uma relação desconhecida. Através das tarefas de Silogismos, aprendizes adquirem a habilidade de discriminar entre uma conclusão válida e inválida e entre um resultado possível e inevitável. Este instrumento promove o pensamento inferencial e abstrato.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Usar a lógica formal proposicional para estabelecer inferências através do pensamento dedutivo
  • Diferenciar entre veracidade e validade de premissas e conclusões
  • Promover pensamento inferencial e reflexivo
  • Desenvolver pensamento crítico e evitar super-generalização e estereótipos
Capa do instrumento de Silogismos: 




Relações Transitivas
Descrição do instrumento: 
O instrumento ajuda os aprendizes a reconhecer condições que permitem o raciocínio dedutivo e indutivo, desenvolvendo os pré-requisitos necessários para ao pensamento inferencial baseado na implicação lógica e no raciocínio relacional.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Aspectos essenciais desenvolvidos
  • Estabelecer inferências válidas através do pensamento indutivo
  • Identificar conjuntos ordenados e reconhecer as condições de uma relação transitiva ou transferível
  • Buscar a lógica baseada em evidências como base para estabelecer inferências
Capa do instrumento de Relações Transitivas: 




Desenho de Padrões
Descrição do instrumento: 
Desenho de Padrões consiste de um conjunto de tarefas no qual o indivíduo necessita construir mentalmente um design por meio de uma série complexa de passos que requerem representação mental, antecipação e controle da impulsividade. A identificação do todo dada pela sobreposição de partes, exige uma construção mental ativa com a ajuda de inferências, relações de causa e efeito e representação do resultado final.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Desenvolver o pensamento representacional
  • Analisar e integrar componentes de um fenômeno complexo e abstrato
  • Perceber transformações consecutivas e seu efeito
  • Compensar a lacuna entre percepção e cognição
  • Promover as habilidades do pensamento abstrato para substituir a necessidade de suporte sensorial
Exemplo de atividade: 




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